Autor: Fernando Baldissera
Fonte: Contabilidade
na TV
É recorrente ouvirmos professores, palestrantes e empresários destacarem
a importância da sintonia entre o gestor da empresa e o contador responsável.
Pretende-se demonstrar a seguir, que esta sintonia vai além do fato de que o
empresário deve compreender e assimilar o princípio contábil da entidade e a
importância do envio correto dos documentos a serem processados.
Em uma leitura preliminar isso parece óbvio, mas a prática demonstra que
nem sempre ambos são considerados. O princípio da entidade prevê que o
patrimônio da entidade não se confunde com o dos seus sócios ou proprietários,
o que de forma prática quer dizer, por exemplo, que a conta corrente em nome da
pessoa jurídica não deve receber pagamentos de despesas pessoais dos sócios.
O ponto mais crítico nas empresas de contabilidade, e que dificulta a
correta escrituração contábil, é a falta de envio correto dos documentos
relativos as operações da empresa. De acordo com recente pesquisa divulgada por
uma empresa de software contábil, 80% das declarações são retificadas após o
seu envio, e o principal motivo é este: a entrega tardia de parte dos
documentos que deveriam ser contabilizados.
Assim, aproveitando-se do conhecimento do contador e por meio de
reuniões periódicas, o empresário precisa se conscientizar sobre a importância
de compreender as questões relativas a tributação e os reflexos da
contabilidade no dia a dia da empresa. Já não há mais espaço para o empresário
que acredita que o contador é capaz de resolver todas as situações em nome da
empresa.
As informações transmitidas on line, o aperfeiçoamento e cruzamento
desses dados, bem como as inúmeras obrigações acessórias a que as empresas
estão submetidas, sugerem que os dados sejam tratados na origem, de modo a
necessitar de mão de obra técnica especializada e conhecimento básico do
empresário para gerir também estas informações, para tratar os dados ainda na
empresa.
Essa análise demonstra que o profissional de contabilidade precisa
conquistar a confiança do cliente, e uma das formas é investir em conhecimento
técnico que possibilite a transmissão de informações com a segurança que o
empreendedor precisa. Esta sinergia entre empresário e contador tende a
proporcionar um resultado positivo no tocante à comunicação entre a empresa de
contabilidade e seu cliente, de modo que facilite o correto envio da
informação.
Atualmente, o contador precisa ter sensibilidade desde o momento da
prospecção, pois é importante entender as necessidades apresentadas pelo
potencial cliente, bem como conhecer sua estrutura e modo de administrar, para
então avaliar se trará resultado positivo à empresa contábil, encaixando-se no
modelo operacional e de comunicação aplicado.
Portanto, definir um padrão de trabalho, investir em conhecimento tanto
do contador quanto da equipe, manter e monitorar os mais diversos canais de
comunicação disponíveis no mercado são atitudes que tendem a proporcionar o
sucesso na relação contador + empresário.
*Fernando Baldissera é empresário contábil e presidente do Sescon Grande
Florianópolis.
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